Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Dia de Cooperar e Dia Internacional do Cooperativismo

Você sabe o que é o Dia C? É um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por Cooperativas. A data, conhecida também como Dia de Cooperar, é celebrada durante o Dia Mundial do Cooperativismo, sempre no primeiro sábado de julho.

Neste ano, o Dia C acontece no dia 6 de julho e traz como lema “Cooperar é uma atitude do nosso dia a dia”, estimulando-nos a repensar nossa rotina e priorizar as boas atitudes para, juntos, construirmos um futuro melhor para todos. O evento é uma idealização da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e mobiliza milhares de entidades no país.

No Sistema Ailos, as Cooperativas filiadas realizam projetos contínuos para mudar, para melhor, a vida das pessoas por meio dos princípios do cooperativismo. As iniciativas estimulam o planejamento financeiro e o desenvolvimento econômico e social dos cooperados e de toda a comunidade, promovendo a cidadania.

Conheça, a seguir, alguns deles:

PROGRID

O Sistema Ailos trabalha constantemente para formar cidadãos conscientes de sua gestão financeira e gerar novas oportunidades para todos. Para isso, realiza diversas palestras e cursos gratuitos, presenciais e a distância, por meio do Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade (PROGRID).

O PROGRID oferece aos cooperados a oportunidade de se capacitar de forma gratuita. As atividades abordam, principalmente, a educação financeira, mas também trazem outros assuntos importantes para o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional dos cooperados, como saúde, empreendedorismo, entre outros.

Mais de 2,4 milhões de pessoas já participaram das atividades promovidas pelo programa e construíram o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma prova da importância do PROGRID para o fortalecimento da cidadania financeira no país é que o programa recebeu neste ano o selo ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), que reconhece as boas iniciativas realizadas nessa área.

Programa CooperaCriança

O programa CooperaCriança tem abrangência nacional e é uma iniciativa da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). O objetivo é comemorar o Dia da Criança e o Dia Internacional do Cooperativismo (terceira quinta-feira de outubro), proporcionando a meninos e meninas um dia especial de educação, lazer e cultura.

No CooperaCriança, as Cooperativas de Crédito são convidadas a promover o cooperativismo por meio da recreação, da cultura e da socialização em comunidades menos favorecidas.

Inspiradas no 5º e 7º princípios universais do cooperativismo (“Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”), as Cooperativas de Crédito do Sistema Ailos realizam diversas ações em suas comunidades por meio do programa. Brincadeiras, teatro, contação de histórias, palestras, distribuição de lanches e de materiais lúdicos ou educativos são algumas das atividades que integram a programação.

Cooperjovem

Criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e implantado nas escolas em parceria com as Cooperativas, o Cooperjovem tem por objetivo capacitar professores e alunos para a prática da cooperação.

O programa, que tem abrangência nacional, conta com a participação de quase 300 mil estudantes, de Norte a Sul do país, propiciando a inserção de uma proposta educacional baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios e valores do cooperativismo.

Gostou de saber mais sobre a data? Então que tal aproveitar esse momento e rever alguns de seus hábitos para tornar o nosso mundo melhor? Afinal, a construção de um futuro mais sustentável e com mais oportunidades para todos depende de cada um de nós.

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png