Cooperativa Filiada ao Sistema Ailos
Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo
Menu
Início do Conteúdo
Acesse ou abra a sua
conta com mais praticidade
pelo App Ailos
Baixar o Aplicativo
Continuar no Navegador

Privacidade e segurança

Com a Cooperativa, você está seguro para movimentar sua a conta qualquer hora.
Hoje temos inúmeras formas de realizar consultas e transações nos Canais Digitais e Postos de Atendimento com segurança.
  1. Home
  2. Privacidade e segurança
A Cooperativa inova constantemente em tecnologias, implantando os itens necessários para
garantir mais tranquilidade durante as transações, seja na internet ou em terminais físicos.
Se você adotar algumas práticas preventivas, reforçará ainda mais a segurança nas transações.
Fique atento às nossas dicas.

Conta Online

Mesmo com toda a segurança existente na página de acesso à Conta Online no site da
Cooperativa, é importante estar atento ao local onde você faz a conexão. Recomendamos
alguns procedimentos simples.
Confira dois itens importantes de segurança: o “https” e o “cadeado“. Esses dois mecanismos ampliam a sua segurança durante as transações.
Confira sempre se você está no ambiente da Cooperativa.
Sempre encerre a sessão ao se afastar do equipamento utilizado ou ao término da sua utilização.
Ao pagar boletos bancários, observe na tela de confirmação se o código do banco (primeiros três dígitos do boleto) está de acordo com o emissor do boleto. A lista com os códigos dos bancos e cooperativas de crédito está disponível no site da FEBRABAN.
Digite o site da Cooperativa para acessá-lo. Evite acessar através de atalhos ou a partir de links presentes em outros sites ou recebidos via e-mail.
Evite utilizar equipamentos públicos ou de terceiros para acessar sua conta ou qualquer informação sigilosa.
Ao realizar pagamentos ou efetuar transferências, observe atentamente se as informações apresentadas na tela estão de acordo com as informações digitadas.

Confira onde os itens de segurança estão localizados.

Senhas

As senhas são fundamentais para dar acesso às suas contas, permitindo a realização de diversas transações.
O cuidado é imprescindível a qualquer hora.
Utilize senhas de difícil dedução. Evite datas de aniversário, números de documentos ou outras combinações previsíveis.
Memorize suas senhas. Evite anotá-las em um papel que fique próximo ao cartão ou salvá-las em seu computador ou celular.
Ao digitar uma senha, mantenha o corpo junto à máquina para evitar que outras pessoas possam vê-la.
Troque suas senhas periodicamente.
Jamais forneça suas senhas a terceiros.

Cartões

Os cartões* da Cooperativa são pessoais e intransferíveis. Através dos cartões, além de realizar
compras você tem acesso a diversos serviços nos Terminais de Autoatendimento do Sistema
Ailos. Mas para utilizá-los com segurança é preciso adotar alguns cuidados.
Assine o seu cartão no local indicado imediatamente após recebê-lo.
Mantenha seu cartão em local seguro e jamais empreste a terceiros.
Tenha em mãos o número de 0800 de atendimento do seu cartão. Você poderá precisar em caso de perda ou roubo.
No caso de substituição, destrua por completo o cartão antigo.
Esteja sempre atento ao utilizar seu cartão para compras ou nos Terminais de Autoatendimento, evitando distrações.
Evite fornecer o número do seu cartão por telefone ou e-mail.

* Cartão Magnético da Conta: realiza saques e transações nos Postos de Atendimento e Caixas Eletrônicos das Cooperativas do Sistema Ailos.
Cartões de Crédito e/ou Débito: realizam saques, transações nos Postos de Atendimento e Caixas Eletrônicos (Cooperativas do Sistema Ailos, Banco24Horas, Rede Interligada e Rede Cirrus), compras físicas (lojas, restaurantes, etc.) e através da internet.

Internet

Comprar um produto ou serviço ultrapassa as fronteiras dos locais físicos. A compra pela internet tornou-se preferência de muita gente, mas é preciso atenção aos acessos.
Primeiro verifique se o site acessado é confiável e se possui sistema de segurança para garantir suas transações.
Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.
Configure seu navegador para sempre pedir autorização antes de fazer download ou executar arquivos de internet, uma vez que eles podem conter vírus.
Digite o endereço do site no seu navegador. Se acessar através de algum link, confira sempre se o site acessado é o da empresa desejada.
Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança.
Ao utilizar um roteador Wireless (Wi-fi), crie uma senha para acesso às configurações do equipamento. Dessa forma, sua navegação fica mais protegida.

E-mail

O e-mail é uma excelente forma de comunicação empresarial e pessoal. Porém, há um grande
número de mensagens enviadas que contém vírus ou outros tipos de ameaças. Por isso
você também deve estar atento ao que recebe por e-mail.
A Cooperativa não solicita por e-mail as suas informações pessoais ou senhas, assim como não envia e-mails solicitando que você faça download de programas. Em casos de dúvida sobre o e-mail recebido, procure a Cooperativa.
Tome cuidado com os arquivos com extensões .exe, .csr, .bat, .sys, entre outros. Eles possuem a característica de um programa comum, mas, após sua instalação, assumem a função de vírus.
Nunca execute programas ou abra arquivos anexados sem verificá-lo através de sistema de antivírus atualizado.
Seja cuidadoso ao abrir e-mails com arquivos anexos. Até mesmo amigos podem enviar mensagens contendo vírus sem saber. Em caso de dúvida, não abra o e-mail.
Evite clicar em links dentro de um e-mail sem ter a total certeza de que seja confiável.
Para sua segurança, acompanhe regularmente seu extrato.
Caso você receba algum e-mail suspeito supostamente enviado pela Cooperativa, informe seu Posto de Atendimento ou a equipe do SAC, através do 0800 647 2200.

Cheques

O cheque pode ser outra maneira para você realizar compras ou pagamentos. Mas também
não dá para relaxar na segurança.
Ao retirar seu talão confira seus dados e a quantidade de folhas.
Efetue a baixa dos cheques inutilizados (contas inativas ou encerradas) junto à Cooperativa.
Emita sempre cheques nominais e cruzados.
Assine seus cheques corretamente e confira todas as informações preenchidas.
Guarde seu talão de cheques em local seguro e leve com você apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia.
Não empreste suas folhas de cheques para outras pessoas.
Preencha todos os campos e evite deixar espaços vazios. Utilize letras e algarismos grandes e legíveis.

Caixas Eletrônicos

Usufrua da facilidade de realizar saques, pagamentos e transferências em nossos caixas eletrônicos,
mas sem se incomodar com contratempos.
Verifique na tela se o equipamento está ativo. Se estiver fora de serviço, não insira o cartão.
Prefira realizar seus saques no horário comercial. Se for necessário sacar dinheiro à noite, vá acompanhado até o local.
Fique sempre atento à presença de pessoas próximas a você. Na dúvida, não realize a operação.
Nunca se afaste do Caixa Eletrônico sem concluir sua operação. Na dúvida, acione a tecla "cancelar" ou "sair".
Prefira utilizar os Caixas Eletrônicos disponíveis em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, supermercados etc.).
Não utilize Caixas Eletrônicos que apresentam sinais de vandalismo ou violação (fita adesiva, fiação aparente, dispositivos adicionados ao equipamento etc.).
Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.

SMS

Direcionado e instantâneo, o SMS é ainda muito utilizado por aqueles que buscam se
comunicar rapidamente. Cuide das mensagens recebidas e procure a Cooperativa em caso de dúvidas.
A Cooperativa não envia SMS solicitando seus dados pessoais, senhas ou que execute algum programa em seu dispositivo. Se você receber alguma mensagem com essa finalidade, informe a Cooperativa.
Não acredite em prêmios recebidos, especialmente se você não tiver relação com a empresa que está realizando o sorteio.
Se o seu aparelho celular permitir, configure-o para bloquear aplicações de fontes desconhecidas.
Desconfie de ofertas repentinas.
Desconsidere mensagens de SMS que informam que seu dispositivo está infectado e nunca realize os processos orientados na mensagem para supostamente tornar seu dispositivo mais seguro.

Equipamentos

Na ânsia de deixar nossos compromissos em dia, às vezes deixamos a segurança em segundo
plano. É muito importante que o equipamento utilizado para realizar suas transações esteja seguro.
Utilize em seus equipamentos ferramentas de segurança, como antispam, firewall e antivírus e mantenha-os sempre atualizados.
Nunca execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida, que podem danificar seu equipamento ou coletar suas informações pessoais.
Chame um técnico de sua confiança sempre que você suspeitar que seu computador possa estar infectado.
Quando necessitar utilizar um equipamento diferente, certifique-se de que possui os itens de segurança necessários.
Não use programas piratas. Cópias ilegais podem conter programas maliciosos.
Certifique-se também de que as demais pessoas que utilizam o seu computador tenham conhecimento e sigam as orientações de segurança.

Saber sobre segurança nunca é demais

Além das dicas que apresentamos, selecionamos outros canais que possuem informações relevantes sobre segurança. Confira nos sites ao lado mais detalhes que podem auxiliá-lo a realizar suas transações sem dor de cabeça.

Confira o resumo público da
Política de Segurança Cibernética do Sistema Ailos:

Privacidade

A Credicomin adota modernas técnicas de proteção
de dados a fim de proporcionar aos seus
cooperados um ambiente seguro na internet.

Conheça os principais tópicos da política de privacidade referentes à Lei Geral de Proteção de Dados:
Todas as informações dos cooperados são armazenadas de acordo com padrões rígidos de segurança e trafegam na rede criptografadas, usando o protocolo SSL (Secure Sockets Layer), suportado pela maioria dos navegadores.
As informações de caráter pessoal dos cooperados, tais como o nome completo do usuário, endereço físico e eletrônico, número de telefone e da conta corrente, entre outras, não poderão e não serão divulgadas pela Credicomin, a menos que se tenha que cumprir determinação legal ou judicial, ou através de autorização do próprio cooperado.
A equipe da Credicomin monitora sistematicamente os acessos a sua rede a fim de detectar problemas de segurança e pesquisa constantemente novas tecnologias para poder oferecer um sistema ainda mais seguro e confiável.
Os computadores da Credicomin são isolados da rede por sistemas de "firewall" que controlam e limitam o acesso de computadores da rede externa para rede interna, permitindo que somente cooperados autenticados possam se conectar.
A Credicomin sugere que ao informar sua senha numérica o cooperado utilize o teclado virtual disponível na página, que torna impossível a captura dos dados informados. O acesso às informações está restrito apenas aos funcionários autorizados para o uso adequado dessas informações.

Política de privacidade

A Credicomin disponibiliza a política de privacidade.

Precisa de mais informações?
Se você precisa de outros esclarecimentos, pode entrar em contato com o setor de atendimento da Cooperativa ou através do telefone: (49) 3325-1200.
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 07h às 22h, de segunda a sexta
e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.

Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740
Precisa de ajuda?