Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Consórcio: tudo o que você precisa saber para tirar seus sonhos do papel

Às vezes, deixamos um grande sonho para trás simplesmente porque não sabemos qual é a melhor forma de tirá-lo do papel. Mas você sabia que é possível comprar de forma coletiva, garantindo mais benefícios para todos e obtendo várias chances de ser contemplado, por meio do consórcio?

Para você entender melhor como funciona essa modalidade, separamos as principais dúvidas sobre o serviço, que vem ganhando cada vez mais espaço e ajudando muitas pessoas a conquistarem seus objetivos de forma planejada e com tranquilidade.

Confira!

O que é um consórcio?

É a união de pessoas (físicas ou jurídicas) interessadas em comprar um bem ou serviço e que não tenham a necessidade de ter esse bem em mãos imediatamente. Dessa forma, ele é indicado para quem quer tirar os sonhos do papel de forma planejada.

Qual é a vantagem do consórcio?

O grande diferencial do consórcio é que a compra pode ser de forma parcelada e com custos acessíveis. Por gerar economia aos participantes, que se unem por um objetivo comum, esse sistema de aquisição se assemelha com os princípios cooperativistas.

Como essa modalidade funciona?

Durante o período de duração do consórcio, o participante concorre a uma carta de crédito, que possibilita a compra do bem à vista. O consorciado pode ser contemplado de duas formas: sorteio ou lance.

Como funciona o sorteio?

Na Assembleia Geral Ordinária, que acontece todo mês, é sorteado o número correspondente a uma cota e o dono dela é contemplado. O sorteio acontece por meio da Loteria Federal.

O que são os lances?

É onde você pode antecipar sua contemplação, mediante abatimento de seu saldo devedor. Essa forma de contemplação pode ocorrer de duas maneiras:

Lance fixo: É um percentual predefinido, de 20%, onde mensalmente um consorciado é contemplado com essa modalidade na assembleia. A regra de desempate estabelece que o contemplado é o número de cota mais próxima da cota sorteada.

Lance livre: O consorciado que ofertar o maior lance leva a carta de crédito.

Preciso ter dinheiro em espécie para fazer um lance?

Existe a possibilidade de utilizar 25% da carta como forma de pagamento do lance. Nessa modalidade, chamada de lance embutido, esse dinheiro será descontado do valor total da carta de crédito.

Quem pode participar do consórcio da Cooperativa?

Qualquer cooperado do Sistema Ailos, seja pessoa física ou jurídica.

O que eu posso adquirir por meio do consórcio?

Por meio dos Consórcios Ailos, você pode comprar:

Automóvel
Motocicleta
Caminhões e tratores
Imóveis
Serviços
Móveis planejados
Bens sustentáveis

Por que o consórcio da Cooperativa é diferente?

Além de ter as melhores taxas de administração do mercado, os Consórcios Ailos contemplam até 30% acima da média praticada por outras administradoras.

Quanto tempo em média levo para ser contemplado?

Não existe um prazo definido para contemplação. Tudo depende de quando o participante será sorteado ou da sua disponibilidade em ofertar lances. No Sistema Ailos, o parcelamento vai de 36 a 200 meses, dependendo do segmento escolhido.

O que é melhor: crédito ou consórcio?

Depende da sua necessidade. Se você não tem urgência na aquisição do bem, o consórcio é a melhor opção por causa dos custos acessíveis. Caso contrário, o melhor é optar por uma das modalidades de crédito oferecidas pela Cooperativa.

Ficou com alguma dúvida? Então converse com a equipe do seu Posto de Atendimento ou fale conosco no 0800 647 2200.

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png